quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Jornal Á Notícia - ANEXO CAPA

 
- 10 de outubro de 2012. | N° 1642

CAPA

Associação para articular

Museu de Sambaqui faz primeira reunião para a criação de grupo de amigos

O ano em que o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) completa 40 anos de atendimento ao público é, curiosamente, um ano de mudanças. A primeira foi em fevereiro, quando os espaços administrativos da sede na rua Dona Francisca foram interditados pela Vigilância Sanitária, forçando a transferência dos funcionários para um novo local, o Palacete Niemayer, no Centro. A outra começa a surgir hoje, na reunião marcada para as 19 horas.

O encontro aberto à comunidade é o primeiro passo para a criação da Associação de Amigos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, que agirá como um órgão consultivo do museu. Os interessados de todas as áreas que estiverem presentes hoje vão preencher a uma ficha de inscrição e serão considerados sócios fundadores do grupo. Passados 30 dias do contato inicial, serão escolhidos, em assembleia, a diretoria, composta por sete membros.

Segundo a educadora Flávia Antunes de Souza, a associação possibilita que o museu possa concorrer a editais e desenvolver ações lucrativas, como, por exemplo, uma linha de produtos com a marca da instituição. “O museu sempre quis ter a própria associação de amigos, principalmente neste momento de definições em que precisamos da consultoria da comunidade”, argumenta Flávia. O órgão é previsto pela Lei Federal nº 11.904, de 14 de janeiro de 2010, no Estatuto Brasileiro de Museus.

A coordenadora do Sambaqui, Adriana Maria Pereira dos Santos, estima que até o fim do ano a Fundação Cultural deve encontrar uma solução para o futuro da sede, que continua recebendo normalmente os visitantes. Como apenas dois monitores ficam no local – o restante precisa trabalhar no Palacete –, os funcionários aguardam ansiosos uma definição: se o prédio antigo será readequado, demolido para a construção de um novo, ou mantido para que um novo prédio seja construído em novo local. Adriana acredita que os funcionários ainda permanecerão em prédios separados daqui a cinco, seis anos.

Em acervo, o MASJ possui atualmente os registros de 47 sítios arqueológicos em Joinville. Ao todo, são 45 mil peças arqueológicas, etnográficas e iconográficas, resultantes de pesquisas, doações e aquisições.


SERVIÇO


O QUÊ: criação da Associação de Amigos do MASJ.

QUANDO: hoje, às 19 horas. A visitação do museu está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e nos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas.

ONDE: sede expositiva, no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, rua Dona Francisca, 600, Centro.

QUANTO: gratuito.


DECLARAÇÃO
"O museu sempre quis ter a própria associação de amigos, principalmente neste momento de definições em que precisamos da consultoria da comunidade."

Flávia Antunes de Souza, educadora

Acesso em 10/10/2012: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário