terça-feira, 9 de outubro de 2012





CULTURA: Nesta quarta (10/10) dois momentos especiais marcam os 40 anos do Museu de Sambaqui
Joinville, 
08/10/2012 16:28:27

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) realiza nesta quarta-feira (10/10) dois momentos importantes para os 40 anos da unidade. Pela manhã, a equipe do museu recebe no Palacete Niemeyer a visita da família de Guilherme Tiburtius para o registro de depoimentos. O museu de Sambaqui começou a ser pensado a partir da compra da coleção arqueológica do pesquisador Tiburtius, por isso a importância de apresentar o acondicionamento deste acervo à família. Além disso, a conversa tem como objetivo recolher mais informações sobre o pesquisador e a doação de manuscritos originais das pesquisas. Neste momento, a conversa será restrita somente aos funcionários do museu.

Outro momento que pretende marcar a trajetória da unidade será a criação da Associação de Amigos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (AAMASJ). Previsto na Lei Federal nº 11.904, de 14 de janeiro de 2010,  no Estatuto Brasileiro de Museus, a associação visa um diálogo mais próximo com a comunidade e a colaboração no andamento das atividades voltadas ao museu. Para a equipe, a criação da associação de amigos ratifica o princípio de que a preservação do patrimônio é uma ação compartilhada. Os interessados em participar da Associação de Amigos do MASJ devem comparecer a reunião nesta quarta-feira (10/10), às 19h, na sede expositiva do museu, localizada na Rua Dona Francisca – 600.


Saiba mais:

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) começou a ser pensado em 1963, com a compra da coleção arqueológica, com mais de 12 mil peças, pertencente ao pesquisador amador Guilherme Tiburtius, alemão radicado no Brasil. O museu foi criada oficialmente em 1963, iniciando a construção de um prédio próprio, em convênio com o IPHAN.

Aberto ao público em 1972, a responsabilidade do MASJ para com o Patrimônio Arqueológico está explicitada desde o início e se fortaleceu ao longo de seus 40 anos de trajetória de interação com o público. Atualmente, o museu possui em seus acervos cerca de 47 sítios arqueológicos localizados no município de Joinville, bem como cerca de 45 mil peças arqueológicas, etnográficas e iconográficas, resultantes de pesquisas, doações e aquisições. Esse acervo, guardado nas salas de reserva-técnica, é frequentemente procurado por pesquisadores, o que torna o museu uma instituição de referência tanto no Brasil quanto no exterior.

OBS: os jornalistas interessados em acompanha a entrevista com a Família Tiburtius devem comparecer ao Palacete Niemeyer (Rua Luiz Niemeyer, 54 – Centro), na quarta-feira (10/10), às 9h30

Serviço:

O quê: Criação da Associação de Amigos do MASJ
Quando: quarta-feira (10/10), às 19 horas
Onde: sede expositiva – Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville - Rua Dona Francisca, 600 – Centro
Quanto: Gratuito

Informações: (47) 3433.0114 com Adriana


Contato imprensa:
Fundação Cultural de Joinville

Jenifer Leu – Assessora de Imprensa
www.joinvillecultural.sc.gov.br
(47) 3433.2190 | 8413.9262


Nenhum comentário:

Postar um comentário