terça-feira, 15 de maio de 2012


Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/MASJ discute ações estratégicas para uma nova sede


No ano em que o MASJ comemora 40 anos de atuação com o público, enfrenta diversos desafios no sentido de sua consolidação institucional em virtude de problemas em sua sede. A mesma é atingida constantemente por enchentes que colocam em risco equipamentos, acervos, a saúde e o desenvolvimento dos profissionais que nela atuam e do público que dela usufrui. Em virtude do crescimento da equipe e dos acervos, da inadequação arquitetônica dos ambientes aos padrões de ergonomia e sanidade ambiental, ocorreu a interdição pela vigilância sanitária do prédio do MASJ, reforçando o desejo e a necessidade da instituição ser instalada num novo edifício que contemple os diversos setores, viabilizando sua expansão. 
Diante de um mundo em constantes transformações o MASJ precisa dar respostas rápidas no tocante às ações de caráter preservacionistas interativas e compartilhadas com as populações com que atua que, a cada dia exigem um cuidado maior com o patrimônio arqueológico com o qual convivem tanto no lugar em que moram, como é o caso dos sítios arqueológicos situados em meio à malha urbana de Joinville, quanto o patrimônio sob guarda institucional, representado especialmente pelo Museu Sambaqui, importante referência em termos de pesquisa, preservação e comunicação museal.
Nesse sentido essas ações precisam ser amplamente discutidas com especialistas em museus, representantes dos órgãos gestores do Patrimônio Cultural, com a sociedade civil e os demais segmentos. 
Desejamos compartilhar ideias buscando soluções aos desafios, a fim de garantir o desenvolvimento do MASJ como uma instituição orgânica e interativa, ampliando os importantes serviços que vem prestando a toda a sociedade.
Com o tema Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville: desafios para a preservação do Patrimônio Arqueológico num mundo de mudanças, o MASJ promove a XV edição dos Colóquios Patrimoniais.
MEDIADOR:
Gerson Machado – Educador MASJ/FCJ
DEBATEDORES:
Ilanil Coelho – Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural
Dalmo Vieira Filho – Superintendente IPHAN/SC
Diego Lemos Ribeiro – Museólogo/UFPel
LOCAL: SALA 08 – CENTREVENTOS CAU HANSEN
DATA: 21.05.2012
HORÁRIO: 19h às 22h30min


Nenhum comentário:

Postar um comentário