segunda-feira, 5 de maio de 2014

Olhares contemporâneos para arte pré-histórica

Nesta quarta-feira (7 de maio) de manhã, os alunos do curso de Pintura da Escola de Artes Fritz Alt, da Casa da Cultura, vão explorar a arte milenar e pré-histórica dos zoólitos que compõem o acervo do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville.  Produzidas pelos construtores de sambaquis, os zoólitos são esculturas feitas em pedras no formato de animais e que surpreendem pela riqueza de detalhes e acabamento.  “Uma arte que merece ser observada", destaca o professor Luciano da Costa Pereira, que propôs aos alunos uma atividade de observação das formas, da tridimensionalidade e esboço de croquis. Sob a supervisão da equipe do MASJ, os alunos vão usar luvas e máscaras para manusear algumas peças. A aula de artes será realizada dentro da exposição do MASJ, pois o objetivo é promover diálogos e reflexões entre o passado e o presente.   




Arqueologia Experimental


Para o público escolar que participa dos projetos educativos do museu, a vivência de uma escavação arqueológica será realizada no sambaqui experimental, construído no pátio interno do Museu Arqueológico de  Sambaqui de Joinville. A equipe do MASJ preparou a área e diversos artefatos foram enterrados para serem escavados e interpretados pelas crianças. A atividade integra a programação do Museu de Sambaqui para a 12ª Semana dos Museus, que ocorre entre os dias 12 a 18 de maio, e deve ser agendada no setor Educativo. Informações: 3433-0114.






2 comentários:

  1. Olá, estive visitando o museu no mês passado, com o grupo de História da Arte da Casa da Cultura, na ocasião levei meu filho de 8 anos. Ficamos todos encantados com a história e com a monitoria da Tere.
    Gostaria de saber se a vivência de uma escavação arqueológica marcada para este mês, será apenas para o público escolar que participa dos projetos educativos do museu. Pois meu filho com certeza adoraria participar deste momento que vocês estão preparando.
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Olá, Elaine Guilherme.
    Entrem em contato com o setor Educativo (3433-0114). Inicialmente, a atividade será realizada com as escolas já agendadas nos projetos educativos. Mas, de acordo com a procura, outros grupos poderão ser formados.

    ResponderExcluir