quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Matéria: Jornal A Notícia
8 de dezembro de 2011. | N° 1335

MUSEU

Impulso para o patrimônio

Instituto Brasileiro de Museus contempla três museus catarinenses, entre eles, o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville foi contemplado nesta semana por dois editais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A partir de 2012, a exposição itinerante “Afinal, o que É Arqueologia”, atingida pelas enchentes do início deste ano, será restaurada com R$ 143 mil provenientes de recursos federais, sendo 20% de contrapartida do município. O microprojeto para curadoria e conservação dos manuscritos do colecionador Guilherme Tiburtius está entre as 34 propostas até R$ 20 mil também aprovadas pelo instituto.

A notícia chega como um alívio para a coordenação do museu que está fechado ao público há quase um ano, depois das enchentes de fevereiro e março. No tempo em que esteve sem receber visitantes, a equipe dedicou esforços na montagem de uma nova exposição permanente, que estava prevista para inaugurar em novembro, mas deve ficar pronta somente no primeiro semestre de 2012. “A aprovação mostra que, apesar de estarmos fechados durante este tempo, não estamos parados, continuamos realizando projetos”, afirma a coordenadora Adriana Maria Pereira dos Santos.

O Museu de Sambaqui foi um dos três museus cadastrados no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina a ser contemplado pelo edital Modernização de Museus, junto com o Museu Carlos Lampe, de Rio Negrinho, e o Museu Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, de Florianópolis. A verba recuperará um importante instrumento educativo do museu. “Esta exposição itinerante consegue atingir um público ainda maior, tem uma linguagem mais lúdica que permite maior interatividade com a comunidade”, avalia Gerson Machado, educador de museus responsável pela elaboração do projeto.

Exposição

 “Afinal, o que é arqueologia” circulou por vários cantos de Joinville, e cidades como Chapecó e São Miguel d’Oeste, entre 2001 e 2010. Depois da última enchente que atingiu o museu, o material ficou danificado e o trabalho de itinerância do museu, interrompido.

A exposição móvel foi montada graças a um repasse de verba do Estado, e em 2005 foi ampliado com recursos do Cnpq. Desta vez, o material terá a sua comunicação visual recuperada, receberá audioguia e mobiliários novos. Além disso, o projeto prevê a qualificação técnica dos funcionários. Após a restauração, a exposição “Afinal, o que É Arqueologia” deverá ter como primeira parada o Parque da Cidade, que possui o setor Sambaqui.

O Museu Arqueológico de Sambaqui deve abrir no início de 2012 com um novo acervo. Materiais da reserva técnica do museu que nunca tinham sido mostrados ao público fazem parte da nova proposta. O ambiente está sendo projetado para que não seja atingido por alagamentos.

Peças etnográficas, como cestarias e cerâmicas, passam a ocupar as vitrines do Museu de Sambaqui, no lugar que antes era exclusivamente de resquícios arqueológicos. A exposição vai continuar mantendo uma pequena coleção óssea.

rafaela.mazzaro@an.com.br - RAFAELA MAZZARO

Nenhum comentário:

Postar um comentário